A tinta plastisol é constituída por finas partículas de resina de PVC, dispersas num plastificante líquido, por pigmentos, anti-migradores de cor, preenchimento para dar corpo e estabilizadores. Quando a tinta plastisol é exposta ao calor, as partículas de PVC absorvem o plastificante, incham e unem-se, formando uma camada contínua chamada elastómero.
Lembre-se que as tintas plastisol são densas de origem. Antes de as utilizar na impressão, deve misturá-las bem e adicionar o diluente adequado, de forma a atingir a consistência desejada e tornando-as mais manejáveis. As cores mais claras, as primeiras a serem imprimidas, devem estar mais diluídas que as mais escuras para penetrar bem na tela. O preto, a cor final, não necessita de diluente, mantendo, assim, a sua definição e não se misturando com as restantes cores.
Eis alguns esclarecimentos sobre as tintas plastisol.
Porque é que a tinta plastisol não cura correctamente?
– A temperatura da estufa de secagem está demasiado baixa: Certifique-se que a temperatura real da estufa está regulada para os 150º.
– A velocidade do tapete é muito alta: Para curar bem, o produto já imprimido deve permanecer dentro da estufa durante 2-3 minutos.
– A tinta não foi correctamente diluída: Evite adicionar demasiado diluente para não comprometer a estabilidade da tinta.
Porque é que a tinta não resiste à lavagem?
– A tinta não curou correctamente: Para curar bem, a tinta plastisol precisa de permanecer na estufa durante 3 minutos a uma temperatura de 150º.
Certifique-se, também, que o substrato não foi tratado com produtos que tornem a tinta imprópria para impressão.
Porque é que a tinta cria recuos durante o ‘overprint’?
– Secagem incorrecta: Certifique-se que as cores impressas em primeiro lugar estão apenas secas e não curadas.
– A tinta não foi correctamente diluída: Evite adicionar demasiado diluente para não comprometer a estabilidade da tinta.
Porque é que o foil só transfere parcialmente em tintas plastisol?
– Secagem incorrecta: Certifique-se que o adesivo plastisol usado está apenas seco e não curado.
Verifique, igualmente, que as condições de transferência são as indicadas na ficha técnica do produto.
Porque é que a tinta pinga / perde definição durante a impressão?
– A tinta não foi correctamente diluída: Evite adicionar demasiado diluente para não comprometer a estabilidade da tinta.
– Parâmetros de impressão desajustados: Ajuste o ‘out of contact’, a velocidade e a pressão da sua impressora. Verifique, também, o ângulo da raclete.
Porque é que a gravura não apresenta elasticidade?
– A tinta não curou correctamente: Para curar bem, a tinta plastisol precisa de permanecer na estufa durante 3 minutos a uma temperatura de 150º. Ajuste a quantidade de tinta utilizada de acordo com o desenho a imprimir (aumentando a quantidade de tinta, aumenta, também, a sua elasticidade).
Como obtenho maior opacidade nos substratos mais escuros?
Para obter maior opacidade em substratos mais escuros, pode imprimir directamente com a tinta TEXIPLAST 7000 OP, gama opaca. Em alternativa e para os melhores resultados possíveis, imprima primeiro com plastisol branco, faça uma secagem intermédia e, finalmente, um ‘overprint’ com TEXIPLAST 7000 PROCESS, MS ou OP.
Como posso obter o efeito ‘puff’?
Pode conseguir este efeito, utilizando primeiro o TEXIPLAST 7000 MS ou OP (tintas plastisol opacas e semi-opacas) e depois adicione TEXIPLAST ADDITIVO RIGONFIANTE PF (entre 5% a 20%). O efeito puff aparecerá após curar a 160º durante 3 minutos.
Como posso obter uma tinta plastisol mais brilhante?
Para obter este efeito, cure o substrato de impressão à temperatura mais alta que este suportar. Quanto mais elevada for a temperatura de cura, maior será a transparência e o brilho da gravura.
Como posso minimizar o efeito de acumulação durante a impressão?
Aqui ficam as seguintes opções para minimizar a acumulação: seleccione uma tinta com menor factor de revestimento, sempre de acordo com o resultado final desejado; escolha uma tela com um número maior de fios/cm, aumente o ‘out-of-contact’, aplique um spray silicone no verso das telas (no lado a imprimir).
Como posso obter a melhor performance dos tons de quadricomia na impressão?
Para conseguir todos os tons de quadricomia, deve imprimir enquanto as cores ainda estão frescas, não fazendo a secagem intermédia com lâmpadas flash.
Fale connosco para mais esclarecimentos sobre as tintas plastisol.