Um dos processos serigráficos mais importantes é a preparação da tela de impressão para gravação.
À matriz serigráfica é aplicada uma emulsão fotossensível. Esta emulsão, sensível à acção da luz, possibilita a gravação do fotolito. As áreas do fotolito expostas à luz sofrem uma reacção química e tornam-se insolúveis. Já as partes protegidas pelos traços do fotolito (não reactivas à luz) ficam solúveis e são removidas aquando a revelação da tela/quadro.
Porque é que a emulsão sai da tela quando o quadro é aberto?
– A malha não foi desengordurada correctamente: Recomendamos que a malha da tela seja cuidadosamente desengordurada com o nosso Cleanser 100 (ler ficha técnica para mais informações de uso).
– O tempo de exposição da emulsão foi insuficiente: Reveja o tempo de exposição e verifique a validade da lâmpada de gravação.
– A emulsão está demasiado sensibilizada: Registe sempre a data da sensibilização da emulsão e siga as instruções da ficha técnica do produto.
– As telas foram gravadas ainda húmidas: Verifique a circulação de ar quente da sua estufa e certifique-se que as telas estão realmente secas antes de as gravar.
Porque é que a emulsão pinga da tela durante a sua aplicação?
– Está a utilizar a emulsão errada para a tela: Escolha a emulsão correcta, de acordo com a tinta a utilizar na impressão e o número de fios/cm. Por exemplo, uma emulsão de baixa viscosidade não é adequada para preparar uma tela com 32 fios/cm.
– Demasiada distância entre a malha da tela a raclete: Ajuste a distância entre a malha da tela e a raclete.
Porque é que aparecem alguns poros durante a aplicação da emulsão?
– A raclete tem poeiras ou outras impurezas: Certifique-se que o seu ambiente de trabalho está bem limpo, tal como todas as ferramentas utilizadas.
– A malha não foi desengordurada correctamente: Recomendamos que a malha da tela seja cuidadosamente desengordurada com o nosso Cleanser 100 (ler ficha técnica para mais informações de uso).
– A emulsão sensibilizada não foi adequadamente arejada: Este produto necessita de tempo específico para se livrar da mistura de gases produzida pela reacção entre a emulsão e o sensibilizador. Leia atentamente as instruções de uso.
Porque é que a emulsão escorre durante a impressão?
– Está a usar a emulsão errada: Escolha a emulsão correcta, de acordo com a tinta de impressão. Um exemplo de uma escolha errada é usar uma emulsão resistente a solventes com produtos à base de água.
– Está a utilizar produtos demasiado agressivos: Evite o uso excessivo de diluentes e reduza a utilização de solventes durante a lavagem dos quadros.
Porque é que aparecem poros (fish eyes) na tela emulsionada?
– A malha não foi desengordurada correctamente: Recomendamos que a malha da tela seja cuidadosamente desengordurada com o nosso Cleanser 100 (ler ficha técnica para mais informações de uso).
– As ferramentas de trabalho têm óleo ou gordura: Limpe cuidadosamente todas as ferramentas antes de as utilizar.
Porque é que aparecem riscas na tela emulsionada?
– Verifique a borda da raclete: Certifique-se que a borda da raclete está completamente lisa, sem riscos. Também pode ajustar o contorno ou até mudar a raclete.
– A emulsão tem nódulos ou resíduos secos: Não misture um produto antigo com um mais recente. Se necessário, filtre o produto antes de o usar.
Porque é que a emulsão, ao ser aplicada na tela, fica irregular?
– A tensão da malha esticada não é a correcta: A malha pouco esticada (menos de 18 N/cm) causa flexão da mesma na passagem da raclete. Assim, a espessura da emulsão será maior nos lados da tela e menor no centro. Verifique a tensão da tela com um tensiómetro/tensímetro.
– Verifique o sistema de aplicação da emulsão: Se possível, use um sistema automático de aplicação da emulsão, especialmente em telas de tamanho médio e grande.
Porque é que a película fica colada à tela emulsionada?
– A emulsão não está totalmente seca: Deixe a tela emulsionada secar completamente.
– As telas não estão bem secas: Verifique a circulação de ar quente na sua estufa de secagem.
Porque é que a tela emulsionada fica colada ao vidro a vácuo?
– A emulsão não está totalmente seca: Deixe a tela emulsionada secar completamente.
– As telas não estão bem secas: Verifique a circulação de ar quente na sua estufa de secagem.
Porque é que há problemas durante a abertura da emulsão?
– A emulsão foi sobre-exposta: Ajuste o tempo de exposição.
– A película usada na gravação é de má qualidade: Certifique-se que a película é realmente opaca.
– A tela emulsionada foi exposta a calor extremo: A temperatura de secagem da tela não pode exceder os 35ºC.
– A película para gravação não está correctamente encaixada na tela: Verifique a eficácia do vácuo na prensa de gravuras.
Porque é que a tela apresenta pouca resolução?
– A espessura da emulsão é inadequada: Mude o processo de aplicação da emulsão e ajuste a espessura da mesma.
– Perda de luz: A malha de tela branca pode causar perda de luz e resolução. Prefira uma malha colorida, como a amarela, por exemplo.
Porque é que a gravura tem pouca definição?
– Demasiada ou pouca exposição da tela emulsionada: Ajuste o tempo de exposição com um medidor de exposição (exposímetro / fotómetro).
– A emulsão que escolheu não é a adequada para reproduzir pequenos detalhes: Escolha uma emulsão mais adequada.
– Perda de luz: A malha de tela branca pode causar perda de luz e resolução. Prefira uma malha colorida, como a amarela, por exemplo.
– Número errado de fios/cm em relação ao desenho a ser reproduzido: Lembre-se – a relação correcta é de 1/4 ou 1/5 entre as linhas por cm da película e o número de fios a usar (por ex., com um desenho de 25 linhas/cm, é necessário trabalhar numa malha de, no mínimo, 100 fios/cm).
Porque é que as telas se quebram durante a impressão?
– A emulsão e a tinta que está a usar não são compatíveis: Utilize uma emulsão adequada ao processo de impressão e aos solventes que possam ser usados durante o processo.
– Parâmetros de impressão errados: Verifique a pressão da impressora de acordo com o ‘out-of-contact’.
– Telas gastas: Não utilize telas que já foram recuperadas demasiadas vezes.
Porque é que a emulsão se descasca da tela?
– Verifique os parâmetros de impressão: Se possível, ajuste a pressão da impressora, reduza o ‘out-of-contact’ e afie a raclete.
– Pouca exposição da tela emulsionada: Ajuste o tempo de exposição com um medidor de exposição (exposímetro / fotómetro).
– Quantidade insuficiente de emulsão na tela: Emulsione a tela de ambos os lados e, caso seja necessário, dê uma segunda mão no lado a imprimir.
Porque é que as telas com excesso de emulsão são difíceis de abrir?
– Manutenção errada das telas emulsinonadas: As emulsões são extremamente sensíveis à radiação ultravioleta. Por isso, elas têm de ser sensibilizadas, usadas e mantidas em locais protegidos da luz. O mesmo é válido para telas emulsionadas ainda por gravar.
Porque é que a malha se descola do quadro?
– Adesivo errado: O adesivo usado para colar a malha da tela ao quadro não foi correctamente preparado. Verifique a percentagem de catalisador.
– Tempo de secagem: Certifique-se que o adesivo está completamente seco antes de retirar a tela do esticador.
– Uso de produtos agressivos: Evite os contactos entre a tela e os solventes de lavagem por períodos extensos.
– Altura de utilização errada: Evite, sempre que possível, preparar a tela para impressão no mesmo dia em que é colada ao quadro.
Falta de limpeza do quadro: Limpe bem a estrutura do quadro antes de aplicar a tela.
Porque é que há problemas em recuperar a tela após a impressão?
– Má utilização do produto de recuperação: Aplique a Polistrip Pasta com um pincel em ambos os lados da tela. Deixe actuar por 5 minutos e depois enxague com uma mangueira de alta pressão.
– A emulsão foi catalisada: Neste caso, é impossível recuperar a tela.
Porque é que há problemas de acerto em desenhos coloridos?
– A tensão da malha está errada: Certifique-se que todas as telas utilizadas no mesmo trabalho têm a mesma tensão.
– Colocação errada da tela a gravar: Grave as telas, tendo sempre em conta o espaço correcto necessário entre a raclete e o raspador.
Porque é que a emulsão sai do cilindro da impressora têxtil rotativa?
– As condições de polimerização foram as erradas: Um cilindro de uma impressora rotativa têxtil tem de ser curado a 180º durante, no mínimo, 60 minutos antes de ser usado.
Como é que posso imprimir uma tela de malha larga ou grande com tintas à base de água?
Para este tipo de trabalho, recomendamos que use uma malha com um número médio de fios – 43-55 fios/cm. A emulsão mais adequada para estas telas é a ZERO-INK KS 200 (para instruções de uso, leia a ficha técnica do produto).
Como posso aumentar a rapidez da emulsão?
Para tornar a emulsão mais rápida, recomendamos que a catalise com um dos seguintes produtos:
CATALYST 200, 210 and MONO F para telas em polyester (para instruções de uso, leia as fichas técnicas dos produtos). CATALYST 206 para telas em nylon (para instruções de uso, leia a ficha técnica do produto).
A utilização de qualquer um destes produtos invalida a recuperação da tela.
Como posso imprimir em quadricomia com tintas UV?
Para este tipo de trabalho, recomendamos a emulsão ZERO-IN SV PLUS VIOLA (para instruções de uso, leia a ficha técnica do produto).
Como posso obter uma tela de alta espessura?
O único produto adequado para obter telas de alta espessura é a ZERO-IN SPEEDCURE BLUE (para instruções de uso, leia a ficha técnica do produto). Esta emulsão não necessita de qualquer sensibilizador, estando pronta a usar.
Como posso voltar a expor a tela?
Coloque a tela sob uma lâmpada UV, certificando-se que volta a expor ambos os lados emulsionados da mesma. Voltar a expor a tela aumenta a rapidez da emulsão.
Como se armazena uma emulsão?
A emulsão deve ser guardada em locais protegidos da luz. Quando sensibilizada, deve ser guardada em frigoríficos ou locais bem frescos, de forma a não comprometer a sua estabilidade e características deste produto. O mesmo é válido para os sensibilizadores que acompanham as emulsões.
Como posso aumentar a resistência mecânica da emulsão para impressão têxtil contínua?
Para aumentar a resistência da emulsão, deve proteger o lado a imprimir da tela com os produtos da gama DURAL ARCHIM (para instruções de uso, leia a ficha técnica do produto).
Como posso recuperar um cilindro para uma impressora têxtil rotativa?
É possível recuperar um cilindro para impressão têxtil rotativa apenas antes da polimerização, com os produtos da gama POLISTRIP e o SOLVENTE 610 (para instruções de uso, leia a ficha técnica do produto).
Como posso remover fantasmas de uma tela recuperada?
Aplique o CLEANER STRIP PASTE em ambos os lados da tela. Deixe actuar por 15-20 minutos e enxague com uma mangueira de alta pressão. Este produto é ainda mais eficaz em conjunto com o SOLVENT STRIP.
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