Transfer é um processo gráfico rápido e bastante eficaz, em que se imprime o papel transfer sobre o substrato escolhido, transferindo a gravura desejada do papel para o substrato através de calor e pressão.
Porque é que o papel transfer dá problemas durante a impressão?
– O adesivo está demasiado seco: Tanto o adesivo, como as restantes cores do transfer, deverão estar secos mas não curados. Verifique as condições de secagem do adesivo.
– Os parâmetros de impressão de transfer estão errados: Os parâmetros fundamentais são a pressão, a duração e a temperatura da transferência e devem estar absolutamente correctos. Caso não seja possível aumentar a pressão, então aumente a duração de tempo da transferência.
– O transfer não foi correctamente descolado: Manuseie a peça de vestuário com cuidado antes de descolar o transfer. Caso o papel de transfer se levante enquanto retira a peça da impressora, então os contornos da gravura poderão não ter aderido ao tecido.
Porque é que o transfer não resiste à lavagem?
– A composição do pack transfer está errada: Deve começar por imprimir uma tinta transparente para garantir uma maior resistência mecânica do pack transfer à lavagem.
– Preparação inadequada da película para a impressão em adesivo: Prepare a tela para a impressão em adesivo, usando uma película com dimensões ligeiramente maiores dos que as da imagem a gravar.
Porque é que o transfer não funciona?
– As cores estão demasiado secas: As cores e o adesivo que perfazem o transfer devem estar apenas secos e não curados.
– A temperatura durante a transferência está demasiado baixa: Verifique se a temperatura da transferência é suficiente para o transfer que está a aplicar.
Porque é que ocorrem problemas com o registo ao imprimir em papel silicone?
– Estabilidade dimensional do papel: Use os mesmos parâmetros de secagem das cores, colocando o papel na estufa para secar a humidade que o mesmo possa ter. Este passo é absolutamente fundamental antes de imprimir a primeira cor do transfer.
– Armazenamento do papel: Em todas as etapas da produção, deve guardar o papel em locais secos, sempre protegido de quaisquer humidades (por ex.: guardar o papel já imprimido em sacos plásticos).
– O ‘dobrar’ do papel – imprimir com tintas à base de água: Fixe/Estabilize o papel antes de começar a imprimir. Utilize substratos de polyester, que são mais adequados para impressão com tintas à base de água.
– A malha da tela não está bem esticada: Utilize telas com tensão entre 18 e 22 N/cm.
Porque é que o transfer quebra em tecidos com elasticidade?
– Escolha errada do pack transfer: Seleccione o transfer com as características adequadas ao tecido utilizado.
Como é que eu aplico o pó termo-plástico?
O pó termo-plástico pode ser pulverizado directamente na última tinta imprimida (ainda húmida). Em alternativa, pode misturar o fino pó termo-plástico na tinta antes de imprimir (se deseja aumentar a viscosidade do transfer, então utilize mais cores).
Como resolvo problemas de migração (bleeding) durante a transferência sobre tecidos sintéticos?
Para evitar este problema, é necessário aplicar um transfer com barreira anti-bleeding. Esta barreira é composta por uma base branca e pó metálico de alumínio (proporções: 70:30).
Esclareça connosco todas as suas dúvidas.