A serigrafia (screen printing) é um processo de impressão no qual a tinta é impressa–pela pressão de um rodo ou uma raclete–através de uma tela preparada para o efeito. As telas (ou matrizes serigráficas), delicadamente tecidas em polyester ou nylon, são esticadas em quadros de madeira, alumínio ou aço.
A gravação da tela processa-se quando esta, já devidamente preparada com uma emulsão fotossensível, é colocada sobre um fotolito. Este conjunto–tela + fotolito (quadro já gravado)–é, por sua vez, colocado sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão impressos na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido. Os pontos claros–onde a luz passará pelo fotolito, atingindo a emulsão–são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível, que foi exposta à luz.
No seu início, a impressão serigráfica era feita em telas de seda, daí o nome de origem grega: seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar). A serigrafia é utilizada na impressão materiais vários, como tecido, papel, plástico, borracha, madeira, vidro, e por aí adiante.
Estas são algumas respostas a perguntas frequentes sobre as tintas para serigrafia que o podem ajudar.
Porque é que a tinta não cura / se mantém pegajosa após polimerização?
Quando a tinta parece não curar, o problema pode residir nas lâmpadas UV utilizadas no processo. Certifique-se que as lâmpadas estão a funcionar correctamente, não esquecendo que cada uma tem a duração média de 1000 a 2000 horas.
Demasiado depósito de tinta pode, também, ser o seu problema. Verifique se a quantidade de depósito de tinta é proporcional à luz emitida pelas lâmpadas UV.
Porque é que a tinta preta é difícil de curar?
A tinta preta tem, por norma, metade da velocidade de polimerização do amarelo, por exemplo. Isto acontece devido à forma como o pigmento preto absorve a luz. É, por isso, necessário aumentar a energia das lâmpadas.
A cor do substrato de impressão pode, também, influenciar o tempo de cura da tinta preta. As cores mais claras reflectem melhor a luz, tornando a película de impressão mais reactiva. Já os substratos escuros e os transparentes tendem a absorver mais luz, sendo, assim, necessário compensar esta maior absorção com lâmpadas UV mais potentes.
Porque é que a tinta adere mal ao material?
Podem ser várias as causas para uma adesão deficiente:
– Polimerização insuficiente: Verifique o nível de luz emitida pelas lâmpadas. Caso seja necessário, ligue lâmpadas adicionais ou diminua a velocidade do tapete.
– Demasiado depósito de tinta: Verifique se a quantidade de depósito de tinta é proporcional à luz emitida pelas lâmpadas UV. Em alternativa, aumente a quantidade de fios/cm, de acordo com o efeito desejado.
– Substrato de impressão: Verifique a composição química do substrato e escolha a tinta que melhor se adequa. Veja, também, se o substrato que está a utilizar tem um lado próprio para impressão.
– Pré-tratamento da superfície do substrato de impressão: Alguns substratos requerem um pré-tratamento da sua superfície de impressão. Certifique-se que esse pré-tratamento é eficaz e, caso seja necessário, volte a fazê-lo.
Porque é que as impressões se colam umas às outras quando empilhadas?
Esta situação pode ocorrer por várias razões:
– Polimerização insuficiente: Verifique o nível de luz emitida pelas lâmpadas. Caso seja necessário, ligue lâmpadas adicionais ou diminua a velocidade do tapete.
– Performance da própria tinta: Adicione um pouco de fotoiniciador concentrado à tinta, de forma a torná-la mais reactiva às lâmpadas UV, ou um pouco de aditivo próprio para fixação da cor.
– Substrato de impressão sobreaquecido: Tanto a luz UV como a polimerização geram calor e aquecem o substrato de impressão–por vezes, demasiado. Sugerimos que deixe as peças arrefecerem antes de as amontoar/empilhar.
Porque é que o substrato de impressão se cola à tela?
A tinta serigráfica que está a utilizar pode ter demasiada viscosidade. Adicione o diluente correcto à tinta, lembrando que nunca deve exceder os 10% por kilo.
Como posso obter o efeito 3D com as tintas UV?
Deve utilizar na tela uma emulsão com a espessura adequada ao efeito que pretende obter. Para conseguir o efeito 3D, pode, igualmente, imprimir com vernizes UV transparentes ou de cor muito clara.
Porque é que as minhas impressões ficam com um efeito ‘casca de laranja’?
– Parâmetros de impressão desajustados: Ajuste o ‘out of contact’, a velocidade e a pressão da sua impressora. Verifique, também, a tensão da tela de impressão.
– Tinta demasiado viscosa: Adicione um pouco de diluente à tinta para reduzir a viscosidade e misture tudo muito bem antes de utilizar.
Porque é que aparecem micro-buracos nas impressões?
– Parâmetros de impressão desajustados: Ajuste o ‘out of contact’, a velocidade e a pressão da sua impressora. Verifique, também, a tensão da tela de impressão.
– Tinta demasiado viscosa: Adicione um pouco de diluente à tinta para reduzir a viscosidade e misture tudo muito bem antes de utilizar.
– Substrato de impressão: Verifique a composição química do substrato e escolha a tinta que melhor se adequa. Veja, também, se o substrato que está a utilizar tem um lado próprio para impressão.
Porque é que a tinta não adere ao substrato?
Alguns substratos requerem um pré-tratamento da sua superfície de impressão. Certifique-se que esse pré-tratamento é eficaz e, caso seja necessário, volte a fazê-lo.
Porque é que o substrato se cola à tela de impressão?
Adicione o diluente correcto para reduzir a viscosidade da tinta.
Porque é que o substrato de impressão se estraga após impressão?
– Diluente demasiado agressivo: Alguns materiais são extremamente sensíveis aos solventes. Por isso, sugerimos que utilize diluentes mais suaves (leia sempre as fichas técnicas dos produtos que utiliza, disponíveis no nosso site).
– Secagem muito lenta: Caso seja possível, seque as suas impressões numa estufa, de modo a prevenir que solventes mais agressivos penetrem o substrato.
Para mais informações sobre estas ou quaisquer outras dúvidas, não hesite em contactar-nos.