Tintas para Serigrafia

A serigrafia (screen printing) é um processo de impressão no qual a tinta é impressa–pela pressão de um rodo ou uma raclete–através de uma tela preparada para o efeito. As telas (ou matrizes serigráficas), delicadamente tecidas em polyester ou nylon, são esticadas em quadros de madeira, alumínio ou aço.

A gravação da tela processa-se quando esta, já devidamente preparada com uma emulsão fotossensível, é colocada sobre um fotolito. Este conjunto–tela + fotolito (quadro já gravado)–é, por sua vez, colocado sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão impressos na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido. Os pontos claros–onde a luz passará pelo fotolito, atingindo a emulsão–são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível, que foi exposta à luz.

No seu início, a impressão serigráfica era feita em telas de seda, daí o nome de origem grega: seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar). A serigrafia é utilizada na impressão materiais vários, como tecido, papel, plástico, borracha, madeira, vidro, e por aí adiante.

Estas são algumas respostas a perguntas frequentes sobre as tintas para serigrafia que o podem ajudar.

Porque é que a tinta não cura / se mantém pegajosa após polimerização?

Quando a tinta parece não curar, o problema pode residir nas lâmpadas UV utilizadas no processo. Certifique-se que as lâmpadas estão a funcionar correctamente, não esquecendo que cada uma tem a duração média de 1000 a 2000 horas.

Demasiado depósito de tinta pode, também, ser o seu problema. Verifique se a quantidade de depósito de tinta é proporcional à luz emitida pelas lâmpadas UV.

Porque é que a tinta preta é difícil de curar?

A tinta preta tem, por norma, metade da velocidade de polimerização do amarelo, por exemplo. Isto acontece devido à forma como o pigmento preto absorve a luz. É, por isso, necessário aumentar a energia das lâmpadas.

A cor do substrato de impressão pode, também, influenciar o tempo de cura da tinta preta. As cores mais claras reflectem melhor a luz, tornando a película de impressão mais reactiva. Já os substratos escuros e os transparentes tendem a absorver mais luz, sendo, assim, necessário compensar esta maior absorção com lâmpadas UV mais potentes.

Porque é que a tinta adere mal ao material?

Podem ser várias as causas para uma adesão deficiente:

Polimerização insuficiente: Verifique o nível de luz emitida pelas lâmpadas. Caso seja necessário, ligue lâmpadas adicionais ou diminua a velocidade do tapete.

Demasiado depósito de tinta: Verifique se a quantidade de depósito de tinta é proporcional à luz emitida pelas lâmpadas UV. Em alternativa, aumente a quantidade de fios/cm, de acordo com o efeito desejado.

Substrato de impressão: Verifique a composição química do substrato e escolha a tinta que melhor se adequa. Veja, também, se o substrato que está a utilizar tem um lado próprio para impressão.

Pré-tratamento da superfície do substrato de impressão: Alguns substratos requerem um pré-tratamento da sua superfície de impressão. Certifique-se que esse pré-tratamento é eficaz e, caso seja necessário, volte a fazê-lo.

Porque é que as impressões se colam umas às outras quando empilhadas?

Esta situação pode ocorrer por várias razões:

Polimerização insuficiente: Verifique o nível de luz emitida pelas lâmpadas. Caso seja necessário, ligue lâmpadas adicionais ou diminua a velocidade do tapete.

Performance da própria tinta: Adicione um pouco de fotoiniciador concentrado à tinta, de forma a torná-la mais reactiva às lâmpadas UV, ou um pouco de aditivo próprio para fixação da cor.

Substrato de impressão sobreaquecido: Tanto a luz UV como a polimerização geram calor e aquecem o substrato de impressão–por vezes, demasiado. Sugerimos que deixe as peças arrefecerem antes de as amontoar/empilhar.

Porque é que o substrato de impressão se cola à tela?

A tinta serigráfica que está a utilizar pode ter demasiada viscosidade. Adicione o diluente correcto à tinta, lembrando que nunca deve exceder os 10% por kilo.

Como posso obter o efeito 3D com as tintas UV?

Deve utilizar na tela uma emulsão com a espessura adequada ao efeito que pretende obter. Para conseguir o efeito 3D, pode, igualmente, imprimir com vernizes UV transparentes ou de cor muito clara.

Porque é que as minhas impressões ficam com um efeito ‘casca de laranja’?

Parâmetros de impressão desajustados: Ajuste o ‘out of contact’, a velocidade e a pressão da sua impressora. Verifique, também, a tensão da tela de impressão.

Tinta demasiado viscosa: Adicione um pouco de diluente à tinta para reduzir a viscosidade e misture tudo muito bem antes de utilizar.

Porque é que aparecem micro-buracos nas impressões?

Parâmetros de impressão desajustados: Ajuste o ‘out of contact’, a velocidade e a pressão da sua impressora. Verifique, também, a tensão da tela de impressão.

Tinta demasiado viscosa: Adicione um pouco de diluente à tinta para reduzir a viscosidade e misture tudo muito bem antes de utilizar.

Substrato de impressão: Verifique a composição química do substrato e escolha a tinta que melhor se adequa. Veja, também, se o substrato que está a utilizar tem um lado próprio para impressão.

Porque é que a tinta não adere ao substrato?

Alguns substratos requerem um pré-tratamento da sua superfície de impressão. Certifique-se que esse pré-tratamento é eficaz e, caso seja necessário, volte a fazê-lo.

Porque é que o substrato se cola à tela de impressão?

Adicione o diluente correcto para reduzir a viscosidade da tinta.

Porque é que o substrato de impressão se estraga após impressão?

Diluente demasiado agressivo: Alguns materiais são extremamente sensíveis aos solventes. Por isso, sugerimos que utilize diluentes mais suaves (leia sempre as fichas técnicas dos produtos que utiliza, disponíveis no nosso site).

Secagem muito lenta: Caso seja possível, seque as suas impressões numa estufa, de modo a prevenir que solventes mais agressivos penetrem o substrato.

Para mais informações sobre estas ou quaisquer outras dúvidas, não hesite em contactar-nos.

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